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Pedagogia › Xanxerê

Equipe

Subprojeto de PEDAGOGIA

Coordenadora: Neli Aparecida Gai
Supervisores: Simone Henrique dos Santos Dalalibera

Sobre o projeto

Escolas participantes
Escola Municipal Cirilo “Dal Oglio

Bolsista
10 alunas do curso de Pedagogia

Subprojeto
Alfabetizando pela Consciência Fonológica

Objetivos
Proporcionar aos alunos do primeiro  ao quinto ano a alfabetização e o letramento por intermédio da sequência didática, do alfabeto fônico, por meio do trabalho interdisciplinar dos professores que atuam na escola  e com o grupo do PIBID, possibilitando a qualificação de práticas de iniciação à docência das acadêmicas envolvidas no processo.

Ações
Trabalhar com um projeto de alfaletrando pela consciência fonológica que contemple o ensino no processo de alfabetização para todos os alunos matriculados nos primeiros anos. Torna-se uma necessidade na EEF Dom Oscar Arnulfo Romero e Cirilio “Dal Oglio, com o grupo do PIBID, visto que a partir do Ensino Fundamental de nove anos as crianças iniciam o primeiro ano com cinco ou seis anos de idade, necessitando de um trabalho redobrado nas turma  que é a base da educação básica até a efetivação da alfabetização, processo este alcançado em longo prazo, pois inicialmente precisa-se ter o diagnóstico de cada aluno para iniciar o planejamento.

Há a preocupação também em relação à falta de acompanhamento familiar na vida escolar dos filhos, em virtude da própria desestruturação familiar, que acaba afetando o desenvolvimento escolar dos alunos, necessitando um atendimento intensificado para que se possa garantir a apropriação dos conteúdos/conceitos essenciais, não precisando nos anos subsequentes atender às crianças semialfabetizadas em aulas de reforço escolar.

A iniciação à docência, que em nível da educação nacional pede emergência devido ao quadro deficitário em que se encontra, também é favorecida com esta nova prática de trabalho que o PIBID assume , pois a formação de professores assume um papel prático centrado na aprendizagem dos alunos, mais especificamente na alfabetização e no letramento, em estudo de casos concretos, contribuindo de forma positiva à formação docente das acadêmicas que estão inseridas em um projeto escolar, no qual a participação de cada uma delas é peça fundamental para a alfabetização de cada criança.

As práticas investidas neste projeto terão um cunho teórico e metodológico embasado na Magda Soares pela formação acadêmica das acadêmicas bolsistas, pois a universidade, por intermédio de seus componentes curriculares, estará fomentando as necessidades e dificuldades encontradas na educação básica. Percebe-se que este passo dado em direção à iniciação docente é uma grande oportunidade de crescimento e experiência profissional como diz  António Nóvoa , 1991.         

“O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente."  Coordenadora Neli Aparecida Gai

Atividades