História › Xanxerê

Subprojeto de HISTÓRIA

Coordenação: Prof André Luiz Onghero
Supervisores: Daiane Dal Bello, Nalu Savaris, Sandra Chiarello, Solange De Biasi.

PROJETO ENCERRADO

Sobre o projeto

Escolas Participantes

Escolas estaduais EEB João Winckler, EEB Presidente Artur da Costa e Silva, EEB Professor Iracy Tonello, EEB Romildo Czepanhik.

Bolsistas

20 alunos do Curso de História (licenciandos).

Proposta de Trabalho do Subprojeto

Objetivos

Considerando o papel da escola de Educação Básica, enquanto local de atuação do professor de História, o subprojeto tem foco na diversidade cultural e a Interdisciplinaridade no contexto escolar.

A proposta busca alternativas de formação, não apenas para o atendimento das demandas da escola, mas também que respondam à discussão acerca da diversidade e identidade cultural, direitos humanos, afrodescendentes, meio ambiente e patrimônio histórico e cultural, atendendo assim as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, fortalecendo os pressupostos políticos e pedagógicos capazes de construir uma Educação Básica pública e de qualidade.

Ações

- Levantamento da história e memória da unidade escolar através de pesquisa

- Pesquisa e produção de murais sobre os países participantes na copa do mundo e sobre a história do futebol e das copas

- Pintura de muros da escola com base na pesquisa sobre copa do mundo

- Pesquisa, elaboração de marca-páginas e representações em argila dos hieróglifos egípcios

- Pesquisa e apresentação sobre a diversidade cultural indígena

- Pesquisa e elaboração de representações do vestuário medieval europeu

- Produção de jogos educativos

- Organização de teatro sobre diversidade cultural

- Oficina: organização de acervo fotográfico

O Subprojeto História desenvolve ações que atendem às demandas das unidades escolares com base no potencial dos acadêmicos bolsistas proporcionado pela sua formação acadêmica e pela própria experiência como bolsista do Pibid. Três eixos temáticos articulam as ações: Patrimônio cultural, identidade e diversidade cultural.

Assim, os grupos de bolsistas dialogam constantemente com as supervisoras e a gestão das unidades escolares a fim de articular as ações do Pibid com o planejamento escolar, os eixos temáticos e a formação acadêmica.

Em geral, as ações envolvem os bolsistas em um trabalho constante de pesquisa, seja a partir das fontes históricas relacionadas à escola, seja sobre temas pertinentes aos currículos escolares ou projetos desenvolvidos pelos educandários.

O conhecimento produzido pela pesquisa é comunicado à comunidade escolar por meio de apresentações orais, elaboração de murais, pintura de muros escolares, teatros, jogos educativos e representações de diversas formas. Além de aproximar os alunos da Educação Básica e os universitários, o subprojeto desperta nestes o seu papel enquanto proponentes de momentos de aprendizagem que não se restringem ao espaço da sala de aula.

A preocupação com as fontes históricas e as memórias também é um diferencial do profissional da área de História. Por isso, além das atividades voltadas à preservação dos acervos que fazem parte dos arquivos escolares, o subprojeto ministrou a oficina Organização de Acervo Fotográfico nos encontros do Pibid realizados em Itajaí-SC e em Xanxerê-SC.

“Potencializando a formação dos licenciandos e os processos pedagógicos realizados na Educação Básica, o PIBID na UNOESC tem aproximado escolas e universidade, demonstrando que o esforço conjunto promove uma educação de qualidade."  Coordenador André  Luiz Onghero