Unoesc

Educação Física › Videira

Equipe

Subprojeto de EDUCAÇÃO FÍSICA

Coordenação: Profº Ederlei Zago
Supervisores:  Teobaldo Adolar Oelke

 

Sobre o projeto

Escolas Participantes Escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini (Videira).

Bolsistas
05 alunos/as do curso de Educação Física (licenciatura)

Proposta de Trabalho do Subprojeto
“O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA”

Identificar o papel educativo destinado à  Educação Física, reconhecer o nível de atividade física praticada por este público, bem como sua a intensidade e frequência. Além disso, levantar informações antropométricas e hábitos de vida dos escolares e com esses dados determinar os fatores de risco dos escolares.

Em relação às ações práticas necessárias pretende-se estabelecer um conjunto de estratégias educativas para adoção escolar permanente, com a participação proativa dos professores da escola, de modo a oportunizar a ocorrência da transdisciplinaridade, que possibilita  maior entendimento da natureza e da realidade humana. Esses conhecimentos visam à ampliação dos subsídios norteadores da cidadania e possibilitam a adoção e incremento de um Estilo de Vida Ativo, capaz de refletir em atitudes e valores permanentes na vida adulta. Também se configura como papel da educação física escolar promover a Iniciação e aperfeiçoamento esportivo  bem como a promoção da saúde física e mental.

Objetivos do Subprojeto
Interação entre os bolsistas por meio de ações conjuntas, interdisciplinares, que possibilitem o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias em todas as áreas do conhecimento.

Inserção profissional dos futuros licenciados no seu espaço de trabalho.

Maior compreensão da relação teoria e prática.

Incentivo à formação de professores para a educação básica.

Incentivo aos acadêmicos à opção pela carreira docente.

Conhecimento e vivência de experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador que orientem para a superação de problemas identificados.

Comprometimento dos acadêmicos em intervir eficazmente na realidade educacional.

Troca de experiências e conhecimentos entre a Universidade e as escolas públicas.
 

Quanto à educação básica

Maior compreensão da relação teoria e prática.

Valorização do espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica.

Reflexão sobre a prática docente realizada nas escolas públicas.

Melhoria na compreensão e prática da atividade física na redução e controle de doenças.

Contribuir para a redução dos índices de obesidade, níveis de sedentarismo, e por consequência na melhoria da qualidade de vida dos escolares.

Contribuir nas metas estipuladas para a elevação das pontuações das escolas junto ao IDEB.
 

Ações
Atletismo; Dança; Futsal; Jogos recreativos; Iniciação Esportiva; Esportes Alternativos; Handebol; Karatê e judô; Recreio Monitorado;Tênis de mesa; Xadrez.

Na escola de Fraiburgo há confecções de materiais pedagógicos para atletismo, visando à compreensão da prática desta modalidade tão antiga e completa.

O PIBID oportuniza práticas esportivas no contraturno que acabam por fomentar a iniciação esportiva nas escolas, além de possibilitar a participação em competições citadinas.

Nosso maior objetivo é despertar e estimular o gosto em praticar uma atividade física e levar este aprendizado para a vida adulta.

São várias as ações e estratégias desenvolvidas pelos bolsistas e supervisores nas escolas envolvidos com o subprojeto de Educação Física, visando o cumprimento da meta principal. É difícil destacar apenas um trabalho como sendo o mais relevante, até porque eles respeitam as condições e necessidades próprias de cada escola. Porém, arrisco comentar que as práticas incomuns no universo da Educação Física escolar recebem o maior interesse por parte das crianças, como o atletismo, os esportes alternativos, oficinas de dança e lutas.

"O PIBID na UNOESC tem trazido momentos valiosos de prática de atividades físicas e lúdicas que ampliam o rol de oportunidades das crianças, visando ampliação do desenvolvimento psicomotor. Já os acadêmicos têm possibilidades de conhecer e desenvolver os aspectos peculiares ao ser docente."  Coordenador Jaisson Bordignon

Atividades