Unoesc

Educação Física › Chapecó

Equipe

Subprojeto de EDUCAÇÃO FÍSICA

Coordenação: Profa. Sandra Rogéria de Oliveira
Supervisores: Ângela Maria Campagnollo, Caroline Liana Surdi  Sbalqueiro

Sobre o projeto

Escolas Participantes
Escola Estadual de Educação Básica Bom Pastor/Chapecó
Escola Estadual de Educação Básica Luiza Santin/Chapecó

Bolsistas
20 alunos/as do curso de Pedagogia (licenciatura).


Objetivos do  Subprojeto

Auxiliar o trabalho do professor nas aulas de Educação Física, e nos atendimentos individualizados, intervindo na qualificação do processo de aprendizagem das crianças em relação à  melhoria da qualidade de vida.

O curso de Educação Física/ PIBID pretende Integrar seus acadêmicos bolsistas por meio de  ações  conjuntas,  interdisciplinares,  que  possibilitem  o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias em todas as áreas do conhecimento;  Inserir o acadêmico de Educação Física  para experiências docentes no seu espaço profissional ;  Levar o acadêmico à compreensão da relação teoria e prática;   Aprimorar a pesquisa e o registro de resultados das experiências práticas; Incentivar à formação de professores para a educação básica; Exercitar práticas  e metodologias inovadoras a partir dos problemas e desafios existentes no contexto da aula de Educação Física na Educação Básica; Possibilitar diálogo entre escolas públicas e Universidades; Vivenciar experiências e conhecimentos entre a Universidade e as escolas públicas. 

O Subprojeto do Curso de Educação Física de Chapecó,  em sua atuação na Educação Básica das escolas envolvidas, pretende possibilitar maior compreensão da relação teoria e prática; Valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; Refletir sobre a prática docente realizada nas escolas públicas; Melhorar a compreensão e prática da atividade física na redução e controle de doenças; Contribuir para redução dos índices de obesidade, níveis de sedentarismo, e por consequência melhorar a qualidade de vida dos escolares, por fim, contribuir nas metas estipuladas para a elevação das pontuações das escolas junto ao IDEB.

Ações já realizadas

- Avaliação antropométrica
- Avaliação do desenvolvimento motor
- Palestras: atividade física, qualidade de vida e nutrição
- Oficina de capoeira
- Oficina de dança do ventre
- Oficina de street dance
- Recreio monitorado
- Oficina de jogos gigantes
- Construção de jogos.
- Torneios e competições esportivas escolares
- Revitalização das brincadeiras de tradição histórico cultural
- Participação em eventos comemorativos das escolas
- Participação em reuniões de professores e conselhos de classe
- Formação continuada envolvendo acadêmicos, professores da Unoesc e das escolas  envolvidas.
- Organização de portfólio digital
- Gincanas recreativas
- Participação em projetos ambientais
                       

O Subprojeto de Chapecó desenvolveu diversas ações junto às escolas no  ano de 2014. Algumas ações foram de apoio aos trabalhos em desenvolvimento nas escolas e outras foram planejadas conforme  as necessidades apresentadas pelos alunos.

Uma vez ao mês são realizados encontros de formação. Nestes encontros contamos com a participação de professores do curso de Educação Física, que voluntariamente ministraram oficinas com a finalidade de aplicação no espaço escolar.

As temáticas abordadas nestes encontros foram: Avaliação de índice de massa Corporal (IMC) e relação cintura quadril (RCQ); Oficina de jogos gigantes; Estudo de textos referentes às temáticas, Avaliação do Desenvolvimento Motor, Utilização de tecnologias digitais para construção de portfólios; Construção de roteiro de observação para construção do diário de campo.

É importante relatar algumas ações realizadas nos espaços escolares. Destacamos a Escola de Educação Básica Antonio Morandini que revitalizou as brincadeiras de tradição histórico-cultural  como as Brincadeiras Cantadas de Pular Corda, Rodar Pneu, Bolinha de Gude, Pular Elástico e as Cinco Marias.

Na escola de Educação Básica Bom Pastor foram realizadas as avaliações antropométricas  de IMC e RCQ, com os alunos do Ensino Médio. Os dados foram compilados e os resultados apresentados numa palestra a respeito da Atividade Física, Nutrição e Qualidade de Vida.

Na escola Luiza Santin, o foco maior são as oficinas. Nesse espaço os bolsistas ministram aulas de capoeira, de dança do ventre e de street dance. Todas as atividades são realizadas no contraturno dos alunos da escola.

As oficinas têm envolvido diversos alunos, estão inclusos também as crianças e adolescentes com deficiência. Outro fator importante é a integração de professoras, alunas e mães na oficina de dança do ventre, e  apresentações do street dance em eventos da escola.

Na escola Druziana Sartori a ênfase é na educação especial. Várias atividades foram provocadas no intuito de fazer com que os alunos experimentassem as limitações das pessoas com deficiência. Dessa forma as aulas foram planejadas com atividades físicas e esportivas onde, ora os alunos foram vedados ou sentados tais como futebol para cegos e voleibol em cadeiras. Assim a experiência possibilitou a sensibilização e a aproximação dos casos existentes na escola.

Todas as escolas tiveram uma semana de trabalho com os Jogos Gigantes.  Foi elaborado um cronograma junto aos professores supervisores após a oficina de capacitação. Os jogos remetem a diferentes contextos culturais, tais como o Yoté da África, o Puluk da Guatemala, o Jarmo da Polônia, o Pong Hau Qi da China, o Wiking da Suécia, o Reversi da Inglaterra, o Quarto da França. Alem de conhecer um pouco da história dos lugares, os acadêmicos, professores e alunos da escola de Educação Básica tiveram a oportunidade de se divertir, conhecendo o universo lúdico de diferentes realidades.

O PIBID da Unoesc tem possibilitado momentos ricos de aprendizagem,  transformando-nos em pessoas sensíveis, observadoras, reflexivas,criativas e críticas; em professores e acadêmicos comprometidos com a qualidade na Educação.” Coordenadora Sandra Rogéria de Oliveira. 

Atividades