Unoesc

Educação Física › Joaçaba

Equipe

Subprojeto de EDUCAÇÃO FÍSICA

Coordenação:Professora Ms. Elisabeth Baretta.
Supervisores: Espec. Jacqueline Salete Baptista Righi e Professor MS. Leoberto Ricardo Grigollo

Sobre o projeto

Escolas participantes
Escola Municipal São Francisco (Luzerna), Centro Educacional Roberto Trompowsky (Joaçaba).

Bolsistas
20 alunos/as do curso de Educação Física (licenciatura)

Proposta de Trabalho do Subprojeto
Promoção da saúde, qualidade de vida e motivação nas aulas de Educação Física.

Objetivos do Subprojeto
Oportunizar aos acadêmicos a vivência no processo pedagógico de modo a  intervir na promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares, bem como investigar os fatores motivacionais relacionados a Educação Física escolar.

Ações 

Recreio Divertido
Obedecendo um cronograma semanal, o projeto desenvolvido no CERT, tem como finalidades minimizar conflitos e pequenos acidentes durante o recreio, bem como possibilitar vivências corporais por meio de brincadeiras, jogos dirigidos, atividades lúdicas, torneios esportivos e jogos de mesa, entre outros, de forma a contribuir para a qualidade de vida dos alunos.

Criação de materiais alternativos para as aulas de Educação Física
As atividades desenvolvidas na EM Cruz e Sousa têm por finalidade a construção de materiais alternativos para a prática da Educação Física Escolar, bem como a realização da Copinha Cruz e Sousa, a Semana da Saúde e a Festa Agostina. Os bolsistas se empenharam ao máximo para contribuir nas atividades com os elementos existentes na escola.

Recreio Orientado
As atividades na EM São Francisco tiveram início no mês de maio de 2014. Os bolsistas criaram um cartaz que fica exposto no mural da escola para os alunos visualizarem qual atividade será realizada no dia; após o lanche, deslocam-se até os locais específicos para a participação. São desenvolvidas atividades na sala de jogos, no pátio e até mesmo no ginásio de esportes, o que contribuiu para a melhoria das condutas, bem como a postura dos alunos durante o recreio e no retorno para a sala de aula.

Por uma Escola melhor
O projeto desenvolvido na EEB Oscar Rodrigues da Nova tem por objetivo proporcionar a integração entre as famílias e a escola. As ações educativas, envolvem quatro competências básicas:Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a fazer. Desta forma, as situações competitivas e lúdicas contribuem para a construção dos conceitos de cidadania.

" As ações desenvolvidas no contexto das escolas têm contribuído de forma significativa na formação dos acadêmicos. A proposta de utilizar materiais e aplicar conteúdos e atividades além das modalidades esportivas tradicionais, tem proporcionado aos bolsistas oportunidades de aprender e ensinar práticas e metodologias inovadoras a partir dos problemas e desafios existentes no contexto das aulas de Educação Física na Educação Básica." Coordenadora Elisabeth Baretta

 

Atividades