Unoesc

Educação Física › Xanxerê

Equipe

Subprojeto de EDUCAÇÃO FÍSICA

Coordenação: Profa. Deonilde Balduino Munaretti
Supervisores: Aline Graziela Dessian Zandona e Luciana Marchioro

Sobre o projeto

Escolas Participantes
EEF Augusto Colatto (estadual)
EEB Joaquim Nabuco (estadual)

Bolsistas
20 alunos/as do curso de Educação Física (licenciatura)

Proposta de Trabalho do Subprojeto
Analisar as características dos programas de Educação Física Escolar oferecidos pela rede estadual de ensino fundamental do município de Xanxerê (SC), de modo a estabelecer relações com os objetivos educacionais voltados à atividade física como meio de promoção da saúde, e por fim, intervir na promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares através da orientação de atividades físicas, bem como, promover encontros temáticos de conscientização dos estudantes sobre boas práticas de atividade física e saúde na melhora da qualidade de vida.

Objetivos do Subprojeto
Através da orientação e prática da atividade física, promover um estilo de vida ativo de modo a intervir na promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares.

Ações

- Avaliar a aptidão física relacionada à saúde dos escolares.

- Investigar os hábitos de vida e hábitos  alimentares dos escolares e familiares.

- Desenvolver orientações de atividades físicas (jogo, esporte, ginástica, dança, entre outras...) nas aulas de Educação Física e, no contraturno escolar através de encontros temáticos que busquem conscientizar sobre boas práticas de atividade física e saúde.

- Promover, através da utilização dos Cartões de Recurso Pedagógico nas aulas de Educação Física, seleção e organização de atividades e tarefas eficazes, ou seja, que contribuam com experiências motoras satisfatórias para um melhor estado de saúde e levem os escolares a assumirem atitudes positivas em relação à prática de atividades físicas para que se tornem ativos fisicamente, não apenas na infância e na adolescência, mas também na idade adulta.

- Participação como ministrante (coordenador e bolsistas) da oficina de “Elaboração e Aplicação dos Cartões de Recurso Pedagógico (CRP)” durante o II Encontro Catarinense do PIBID na UNIVALI e no III Seminário Institucional do Pibid na Unoesc.

- Oficinas de Aplicação dos Cartões de Recurso Pedagógico (CRP) para auxiliar os supervisores e bolsistas no planejamento e organização de atividades e jogos voltados à Educação Física. Além de fácil utilização, permitem uma variedade de atividades interligadas, incluindo jogos que podem ser preparados fácil e rapidamente, ainda possibilitando aos professores (supervisores e bolsistas) informações sobre segurança, inclusão e conhecimento sobre aptidão física e saúde. A oficina de elaboração e aplicação dos CRP desenvolve-se, inicialmente, pela apresentação dos blocos de cartões e sua utilização e, na sequência,  são desenvolvidas atividades práticas com a elaboração e utilização dos CRP.

- Publicação do estudo “Atividades esportivas desenvolvidas nas aulas de educação física do Pibid/Unoesc Xanxerê” na revista Mineira de Educação Física (Viçosa, Edição Especial, n. 9, p. 94-100, 2013)

- Publicação do estudo “Ensino das modalidades esportivas coletivas: um estudo descritivo-exploratório nas atividades do  PIBID/UNOESC Xanxerê” na revista EFDeportes (Revista Digital. Buenos Aires - Año 19 - nº 193 - Junio de 2014).

- Publicação do estudo “Jogos Esportivos Coletivos desenvolvidos nas atividades do Pibid/Unoesc Xanxerê” na revista Unoesc & Ciência (Joaçaba, v. 5, n. 1, p. 83-90, jan./jun. 2014).

- Apresentação do estudo “Utilização de cartões de recurso pedagógico nas atividades de iniciação esportiva do pibid da Unoesc Xanxerê” no X Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, realizado em Florianópolis (SC), 2014.

Por fim, espera-se que as atividades desenvolvidas tenham contribuído para discutir, refletir e estimular a comunidade escolar (alunos, professores, pais e gestores) sobre boas práticas de atividade física e saúde na melhora da qualidade de vida e a adoção de um estilo de vida ativo.

"As atividades do subprojeto Educação Física do Pibid na Unoesc Xanxerê oportunizam aos acadêmicos a vivência no processo pedagógico, estímulo à busca de conhecimentos, atitudes criticas e reflexivas para  que desenvolvam competências para ensinar os conteúdos essenciais no processo de  formação de seus alunos, além de construir uma visão geral do contexto educacional, social e cultural, visando formar cidadãos críticos que contribuam com a transformação da sociedade." Coordenador Prof. Michel Angillo Saad

Atividades