Unoesc

Educação Física › São Miguel do Oeste

Equipe

Subprojeto de EDUCAÇÃO FÍSICA

Coordenação: Profª. Andréa Jaqueline Prates Ribeiro
Supervisores: Igor Mercaus da Silva, Sirlei Ferrasso, Katiane Fraporti e DalvanaGallina

Sobre o projeto

Escolas Participantes

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aurélio Pedro Vicari
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Marechal Arthur da Costa e Silva
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Attilio Luiz Calza

Bolsistas

20 alunos/as do curso de Educação Física (licenciatura).

Objetivos do  Subprojeto

Oportunizar aos acadêmicos a vivência no processo pedagógico de modo a intervir na promoção da saúde e estilo de vida dos escolares através da orientação de atividades físicas nas aulas de Educação Física e no contra turno escolar.

Promover encontros temáticos de conscientização dos estudantes sobre boas práticas de atividade física e saúde na melhora da qualidade de vida.

Determinar o nível de atividade física dos escolares.

Investigar o estilo de vida dos escolares, mediante levantamento de informações sobre práticas alimentares, atividade físicas realizadas dentro e fora da escola, comportamento preventivo, nível de estresse e relacionamentos dos escolares.

Ações

- Recreio monitorado
- Produção de material pedagógico
- Construção de jogos e brinquedos
- Palestras educativas
- Construção de murais educativos relacionados à saúde e qualidade de vida
- Participação em atividades culturais

O subprojeto de Educação Física de São Miguel do Oeste tem realizado atividades envolvendo os alunos e professores das escolas através de confecção de materiais, palestras educativas, atividades multidisciplinares, atividades no contraturno, coleta de IMC (índice de massa corporal), verificação do nível de atividade física, consumo alimentar e dados relacionados ao estilo de vida das crianças.

Uma das escolas participou pela primeira vez de um Festival de  Dança e duas das coreografias apresentadas foram organizadas com auxílio dos bolsistas do PIBID, sendo premiadas. Uma ficou em terceiro e a outra obteve o primeiro lugar.

O subprojeto de Educação Física de São Miguel do Oeste participou do Seminário Institucional do PIBID /Unoesc em Xanxerê e levou os materiais confeccionados e utilizados nas escolas.

“O PIBID na Unoesc tem possibilitado o aprendizado comprometido em função da formação continuada. As experiências são significativas e além da docência, o programa atua com promoção da saúde na escola, o que valoriza cada vez mais o profissional de Educação Física.”   Coordenadora Andréa Jaqueline Prates Ribeiro 

Atividades