Unoesc

Pedagogia › São Miguel do Oeste

Equipe

Subprojeto de PEDAGOGIA

Coordenação: Professor Izanir Zandoná
Supervisoras: Professoras Celoí Terezinha Vichroski e  Sirlei Fátima Werlang Golfetto

Sobre o projeto

Escolas Participantes
 Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Attilio Luiz Calza, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Juscelino Kubitscheck de Oliveira

Bolsistas
20 alunas do curso de Pedagogia (licenciatura).

Proposta de Trabalho do Subprojeto
Práticas pedagógicas inclusivas que considerem a infância no processo de alfabetização e letramento.

Objetivo do Subprojeto
- Inserir as acadêmicas do Curso de Pedagogia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, auxiliando no processo de alfabetização e letramento, respeitando a singularidade de cada criança e o tempo de infância;

Ações

- Produção de material didático, especialmente lúdicos (jogos, brinquedos), para auxiliar no processo de alfabetização

- Intervenção de forma individualizada com as crianças/alunos que necessitem de auxílio para avançar no processo de aprendizagem

- Organização de espaços e tempos de situações de aprendizagem que propiciem o diálogo, a contação de histórias, a fantasia, a imaginação

- Recreio orientado

O Pibid, subprojeto Pedagogia da Unoesc São Miguel do Oeste, desenvolve suas atividades em prol de uma educação criativa, inovadora, prazerosa que encanta nossas crianças/alunos para o mundo da aprendizagem e da descoberta. Podemos afirmar que o Pibid se constitui em uma das oportunidades de construir uma nova cultura escolar. Para tanto, é preciso dinamizar o cotidiano das escolas e isso implica em posturas reflexivas, que se dão a partir de vivências concretas. Entendemos  essas vivências extremamente oportunas, pois ocorrem a partir da inserção das acadêmicas do Curso de Pedagogia  no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem, auxiliando os alunos no processo de alfabetização e letramento, por meio de várias intervenções didáticas, as quais deverão ser planejadas, coletivamente, com os sujeitos que integram a teia criada pelo Pibid - alunos, professores e gestores da educação básica, acadêmicos dos Cursos de Pedagogia e docentes das IES.

Entendemos que nosso desafio como pibidianos do subprojeto de Pedagogia é favorecer a consolidação, a organização de espaços e tempos escolares, em que a infância possa ser vivida em sua plenitude, e nossas crianças/alunos possam ter experiências significativas, prazerosas e eficazes. Isso implica em participar e vivenciar de forma intensa o cotidiano da escola.

Nos Seminários do PIBID, realizados em Itajaí e Xanxerê, concretizamos a oficina “Senta que lá vem história....” a qual teve como objetivo trabalhar a contação de história e suas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem enfocando. principalmente, a importância da narrativa nas práticas educativas. Essa oficina envolveu os pibidianos numa construção coletiva e afetiva de saberes.

“O Pibid é um programa vivo, atuante e que faz a diferença no processo formativo de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, e tem favorecido a reflexão teórico-prática, indispensável à formação de professores, incentivando a produção científica e a prática pedagógica."  Coordenadora Giovana Maria Di Domenico Silva.

Atividades