Unoesc

Pedagogia › Videira

Equipe

SUBPROJETO PIBID - UNOESC VIDEIRA

Coordenação: Professor Geraldo Vieceli

Supervisores:

Janice Aparecida Vacari Ariotti
Professora supervisora da Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade

Saulo Ivonei Camana
Professor supervisor da Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm

 

Sobre o projeto

Escolas Participantes
Todas as escolas são da Rede Estadual de Ensino

Bolsistas
20 alunos(as) do curso de Pedagogia (licenciatura)

Propostas e Objetivos do Subprojeto
Dentre os objetivos do PIBID destacam-se aqueles voltados para a formação de professores, qualificando as ações acadêmicas a esta destinada, fortalecendo a escola pública como espaço de formação e promovendo a necessária articulação das universidades com as redes públicas de ensino.

É, portanto, um Programa que tem como finalidade a formação inicial dos licenciados, proporcionando a esses, experiências pedagógicas formativas, articulando seu percurso estrutural na universidade com a realidade local das escolas.
 

Ações
Cada escola tem autonomia para, junto com o professor supervisor, bolsistas e demais professores, definir as ações a serem desencadeadas visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, as ações apresentam diferenças em cada escola envolvida, destacando-se:

Ações do PIBID na EEB Josefina Caldeira de Andrade

 

 

- Oficina de Apoio Pedagógico –  Tal proposta tem como foco colaborar no processo de alfabetização e nas dificuldades de assimilação e interpretação, oferecendo apoio individualizado através de estratégias pedagógicas variadas.

- Oficina de Jogos Matemáticos – Apresenta-se a atividade Pescando com a Emília, em que os alunos do 1º ao 3º ano estão aprendendo as operações de adição subtração e multiplicação, ouvindo a história do Livro Aritmética da Emília. Para o 4º e o 5º ano, o trabalho é realizado com jogos confeccionados pelas bolsistas, enfatizando as tabelas.

- Oficina de Contação de Histórias –  No momento, prepara-se a III Feira do Livro que atenderá todas as turmas, inclusive visitantes de outras escolas. Através da dramatização de uma história e oficinas de dobraduras, em parceria com as bolsistas da Educação Física e com os alunos do Grêmio Estudantil, pretende-se incentivar a criatividade, o desenvolvimento psicomotor e o hábito de ler.

Além dos projetos nas escolas envolvidas, o PIBID do curso de Pedagogia da Unoesc Videira realizou oficinas de contação de histórias com a temática Fantasia e Realidade: a arte da contação de histórias na sala de aula, tanto no Seminário Estadual do PIBID, como no Seminário Institucional, ambos no ano de 2014.

Considerando a formação de professores e atendendo à solicitação das escolas participantes, o curso de Pedagogia do Campus de Videira acatou a desafiante tarefa de atuar conjuntamente com os professores supervisores para recuperar alunos com problemas de aprendizagem, com o objetivo de minimizar, e mesmo eliminar, o número de discentes que entram no processo de reprovação e até de evasão.

 " Com essa tarefa, os licenciandos participantes do PIBID poderão comprovar que estratégias didáticas pedagógicas criativas e inovadoras, utilização de técnicas audiovisuais, de jogos relacionados às práticas de ensino e, principalmente, com conhecimento sobre o conteúdo científico que se ensina, segurança e entusiasmo pelo ensino são diferenciais que motivam o aluno para a aprendizagem."  Coordenador Geraldo Vieceli

Atividades