Unoesc

Pedagogia › Capinzal

Equipe

Subprojeto de PEDAGOGIA

Coordenação: Adriana Sernajoto Susin
Supervisores: Sonia Aparecida Lamb e Eliani Martinelli

Sobre o projeto

Escolas Participantes
EM Belisário Pena
EM Vilson Pedro Kleinubing,(Municipais)
 

Bolsistas
20 alunas do curso de Pedagogia (licenciatura);

Proposta de Trabalho do Subprojeto
Planejando, dialogando, desafiando e transformando.

Objetivos do Subprojeto
Proporcionar  às  escolas participantes do PIBID apoio no  desenvolvimento de práticas pedagógicas transformadoras bem como incentivo na formação das acadêmicas bolsistas oportunizando planejar ações desafiadoras privilegiando renovar significados da vida cotidiana escolar.

Ações

- Integrando: Família, escola e contação de histórias
- Malas, sacolas, caixas viajantes
- Recreio orientado
- Produção de material pedagógico
- Leitura e produção
- Biblioteca no pátio
- Painéis literários
- Brincando se aprende
- Produção do Filme “Exercício de ser criança”
- Leitura do corpo Humano com legendas
- Exploração e Visita a biblioteca escolar, municipal e Universitária
- Alfabetizando e letrando.
- Participação e elaboração de Oficinas e eventos (estadual, regional e local).
- Formação continuada.

 

Planejar, desafiar, dialogar e transformar

E  é e está sendo o grande desafio das bolsistas do PIBID, subprojeto de Pedagogia de Capinzal. Assim, proporcionar aos atores das escolas do programa, condições de superar e minimizar dificuldades e ao mesmo tempo os bolsistas experienciarem a docência. Foi a proposta de trabalho, de grande importância, pensada pelo subprojeto.

O primeiro passo foi planejar ações para um trabalho diferenciado onde as atividades fossem agradáveis, divertidas, lúdicas e com atividades direcionadas, atendendo as escolas nas suas diferenciadas dimensões escolares.

Em seguida, veio o desafio deste programa, de fazer valer muitas estratégias diversificadas  a serem usadas pelas bolsistas dentro dos projetos de suas escolas, da “pibidiação” como  alfabetizar alunos, desenvolver a leitura, a escrita, o raciocínio lógico matemático, validando conhecimentos que as crianças já possuíam, construindo novos conhecimentos, novos valores, reforçando as habilidades sociais, reduzindo a agressividade, integrando melhor aos alunos nas turmas e assim construindo seu próprio conhecimento bem como  as trocas de aprendizagem de bolsistas com bolsistas,  alunos , professores, comunidade

O diálogo, como terceiro passo, passou a ser parte integrante entre o planejar, o desafiar e a comungar a participação de alunos alfabetizados e não alfabetizados; alunos nos mais diversos processos de dificuldades e de sucessos de leitura/escrita e de matemática, disciplinados ou sem limites, o envolvimento com a família em sua diversidade movida pelas “alças da imaginação” cujo trabalho resultou na participação efetiva da família na escola e na vida de seus filhos, bem como a apresentação deste trabalho no Encontro Estadual e no Seminário do PIBID em Itajaí e em Xanxerê.

Desta forma, a transformação é percebida. O resultado deste trabalho é uma conquista, pois, instiga a querer mais e a melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem. Os que participam sempre apresentam avanços, pois tiveram voltados para si a atenção necessária para desenvolver-se e a valorizar-se. Apontamos a importância dessa experiência, pois projetos dessa natureza, possibilitam rever práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas com vistas à elevação da qualidade do ensino e na qualidade da formação acadêmica. É gratificante e faz com que o processo educativo traga cada vez mais bons frutos e resultados.

Contudo, para que o PIBID aconteça de forma efetiva, faz-se necessário  planejamento que move desafios e diálogos em ações de transformação.

" PIBID é inclusão é por meio dele oportuniza-se lidar com as questões que se estende em todos os níveis da vida educacional e social. Aprende-se mais e melhor com a troca de informações e experiências; não basta apenas querer, é fundamental exercitar a imaginação criativa direcionada à transformação." Profa Coordenadora Teresinha Pelicioli 

Atividades