Unoesc

Pedagogia Campos Novos › Campos Novos

Equipe

Subprojeto de PEDAGOGIA
Coordenação: Juliane Brogliato

Supervisoras
Elizete Correa da Silveira – Supervisora – EM Dep Waldemar Rupp CN 
Luciane Aparecida Longhi da Silva  – EEB Henrique Rupp Júnior – C. Novos

Sobre o projeto

Escolas Participantes
Escola de Educação Básica Henrique Rupp Júnior (estadual) e Escola Municipal Deputado Waldemar Rupp (municipal) - (Campos Novos/SC)

Bolsistas
20 alunos/as do curso de Pedagogia (licenciatura)

Proposta de Trabalho do Subprojeto:
O MUNDO ENCANTADO DA LEITURA

A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências.

Objetivos do Geral do Subprojeto
Motivar os alunos para a prática da leitura e atividades lúdicas, conscientizando-os da importância da mesma para a ampliação do raciocínio e imaginação, permitindo ampliação de suas capacidades e limites, divulgando experiências do subprojeto.

Ações

- Recreio monitorado
- Produção de material pedagógico
- Construção de jogos
- Campanha para arrecadação de livros de literatura
- Apresentação de teatro
- Atendimento individual de alunos com dificuldades de aprendizagem
- Aplicação de jogos em sala de aula com todos os alunos (1º ao 5º ano)
- Gincanas com a participação dos alunos
- Apresentações em eventos das escolas como a dança das Emílias
- Teatro de fantoches
- Participação das bolsistas na festa junina das escolas
- Participação no Seminário Estadual do PIBID em Itajaí
- Estudos, debates e troca de experiências entre as bolsistas
 

Resumo da Oficina de Vivência
O MUNDO ENCANTADO DA LEITURA

A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Ter o domínio da habilidade de leitura proficiente garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social. A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências. Sendo assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para sua inclusão e interação na sociedade.

Devido a essas constatações, buscamos propor um projeto de leitura, voltado para os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas conveniadas, explorando o mundo encantado dos contos de Monteiro Lobato objetivando motivar os alunos para a prática da leitura e atividades lúdicas, conscientizando-os de sua importância para a ampliação do raciocínio e imaginação, permitindo ampliação de suas capacidades e limites, divulgando experiências do subprojeto do PIBID de Pedagogia. Com a arrecadação de livros de diversas histórias e ilustrações junto aos alunos do ensino médio o Cantinho da Literatura na sala do PIBID foi enriquecido e servirá para despertar o interesse pela leitura. Os alunos de 3ºano do ensino médio se responsabilizaram a escolher um conto de Lobato para apresentarem em forma de teatro. Montamos uma árvore literária com as produções e histórias de Lobato. A matemática foi envolvida de forma lúdica através de jogos, trilhas e histórias.

As bolsistas construíram a caixa de jogos interdisciplinares como apoio para o aprendizado, possibilitando o contato com o concreto e o lúdico. Alguns dos jogos: roleta, dominó de matemática, bingo do alfabeto e bingo dos números, jogo da memória, do corpo humano, livro dos números, caixa de perguntas, entre outros. O guarda-roupa literário foi utilizado para apresentação e exploração de histórias. 

Na oficina Estadual apresentamos a parte teórica do tema  abordado, em seguida realizamos a contação de histórias explorando os diversos materiais didáticos confeccionados pelas bolsistas, culminando com a produção dos participantes,  expostas na árvore literária.  Os visitantes, tiveram a  oportunidade de vivenciar a contação de histórias; alfabetização matemática e letramento e explorar a imaginação produzindo seu próprio texto ou confeccionando os personagens trabalhados. Finalizamos com a avaliação da oficina.

“Acreditamos ser primordial que o educando encontre nas ações do PIBID não somente um momento diversificado de aprendizagem, mas que ele se sinta amado, respeitado e principalmente valorizado. Nos sentimos honradas e felizes por fazer parte do PIBID."   Coordenadora Raquel Terezinha Sampaio

Atividades