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SEMANA DO ESTUDANTE: JOGOS E BRINCADEIRAS

Por: Edgard Andrade andrade.301@outlook.com
24 de Setembro

Para comemorar o dia do estudante (11 de agosto), a Escola de Educação Infantil
e Ensino Fundamental Juscelino Kubistchek de Oliveira de São Miguel do Oeste/SC,
realizou em 09 de Agosto de 2019, um dia com atividades diversificadas: JOGOS
INTERCLASSE para os estudantes dos anos finais e o DIA DO BRINCAR para os
estudante da pré escola e anos iniciais.
Participaram os seguintes bolsistas do Pibid: Bruna Regina Cestari, Fernanda
Luiza Bavaresco, Leonardo Vinicius Cella, Pablo Delpino, Luan de Luca e Tainara
Engelmann, sob supervisão da professora Sirlei Ferrasso.
Tanto o DIA DO BRINCAR, quanto os JOGOS INTERCLASSES, foram
organizados e realizados pela Direção, Professores de Educação Física e Bolsistas do
PIBID.
Para os estudantes menores (pré e anos iniciais), foram realizadas logo no início
de cada turno, pinturas faciais nas quais os professores desenhavam no rosto da criança
o desenho que a mesma escolhia, disponibilizou-se uma sala para os jogos de mesa,
uma sala para contação de histórias e leituras, e uma sala para a baladinha, na qual os
estudantes puderam dançar a seu modo!
Após o recreio, a rua que fica ao lado da escola, foi fechada com cones, para
que as crianças pudessem brincar naquele espaço. Realizou-se assim o BRINCAR NA
RUA, com as brincadeiras antigas como o pula cordas, pula elástico, pés de latas, pernas
de pau e bambolês. Estes brinquedos foram produzidos na escola, pelos bolsistas do
PIBID. Além destes, os estudantes puderam trazer de casa seus próprios lanches e
brinquedos como: patins, bonecas, patinetes, skate, carrinhos e carrinho de rolimã.
Os objetivos de modo geral, entre jogos e brincadeiras foram contribuir para o
desenvolvimento psicomotor do estudante de um modo que saísse do cotidiano escolar e
estimulassem a cooperação e integração entre as crianças e adolescentes da escola e
principalmente, que fosse um dia repleto de alegrias.
Quanto ao DIA DO BRINCAR, o objetivo foi um pouco mais especifico, pois
analisando que na atualidade as tecnologias tem adquirido cada vez mais espaço entre
nossas crianças e jovens, afastando-os dos jogos de grupo, das brincadeiras de rua, e da
convivência com outras crianças, foi que pensou-se em resgatar e ressignificar o ato de
BRINCAR NA RUA.