Aprendendo as sílabas

Por: Edgard Andrade pibid2018@unoesc.edu.br
13 de Junho

Na E.M.E.I.E.F Attílio Luiz Calza, a pibidiana Gislaine Orth desenvolveu algumas atividades com os alunos, para iniciar a pibidiana leu alguns textos sobre as qualidades do Cascão, como por exemplo a construção de brinquedos a partir de sucatas, o que impressionou os alunos que tinham uma visão diferente sobre o personagem.

Posteriormente, escreveram em seu caderno as qualidades do Cascão. Então, a pibidiana listou no quadro várias palavras com ÃO e, a partir destas palavras, os educandos realizaram a separação silábica. A atividade seguinte foi o “Ditado Relâmpago”, escreveu-se algumas palavras no quadro (todas com ÃO), os alunos tiveram tempo para memorizá-las e então as palavras foram apagadas do quadro. Depois a pibidiana ditou as palavras que estavam no quadro para os educandos. Ao encerrar o ditado, corrigiu-se todos juntos as palavras.

Com a realização desta atividade, observou-se que os educandos aprendem com maior facilidade, quando o educador proporciona atividades diferenciadas, principalmente, as atividades lúdicas.