III Seminário Institucional do PIBID

Por: Ulisses Junior Longhi ulisses.longhi@unoesc.edu.br
29 de Setembro

A Unoesc Xanxerê sediou, na última sexta-feira, o III Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O evento reuniu acadêmicos-bolsistas, coordenação e supervisores do Pibid/Unoesc, além de dirigentes da Unoesc e convidados, como representantes das Secretarias Municipais de Educação e Gerências de Educação do Estado. De acordo com a coordenação do evento, o Seminário objetivou criar espaços de reflexão, formação, produção e socialização de conhecimentos referentes aos resultados dos subprojetos de iniciação à docência realizados através do Pibid Unoesc/Capes.

Após a recepção aos participantes, o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, fez a abertura do evento, ressaltando a importância do programa na formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura da instituição. Prosseguindo a programação, houve palestra enfocando o tema “A interdisciplinaridade na escola: uma atitude para superar a fragmentação do conhecimento”, com a professora Rose Maria Makowski. Na sequência, aconteceu a mesa-redonda “Contribuições do Pibid na formação didático-pedagógica dos acadêmicos da Unoesc”, envolvendo depoimentos de dirigentes da Unoesc, coordenadores do Pibid e acadêmicos-bolsistas integrantes do programa. Já no período vespertino, inicialmente ocorreu uma roda de conversa, com a temática “Os subprojetos, os bolsistas, as possibilidades e os limites”, com relatos envolvendo os subprojetos dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Música e História. Finalizando o evento, foram realizadas oficinas de socialização, com práticas didático-pedagógicas do Pibid nas Unidades Escolares. Ampliando saberes Segundo a coordenadora institucional do Pibid/Unoesc, professora Regina Oneda Mello, a Universidade entende a relevância do Pibid como uma das possibilidades de articular novos e diferentes conhecimentos, criando oportunidades singulares de melhoria qualitativa para a vida de seres humanos e potencializando, assim, o desenvolvimento das competências intelectuais e sociais dos bolsistas e dos alunos de educação básica envolvidos no projeto.

— O Pibid tem a finalidade de fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Assim, pela prática docente, os acadêmicos dos cursos de Licenciatura aprendem a lidar com os diferentes contextos educacionais e a apontar alternativas pedagógicas que atendam aos objetivos e perspectivas em direção da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento regional — justifica.

Na avaliação da coordenadora, o Seminário atingiu os seus objetivos.

— O evento demonstrou que são desenvolvidas, nos subprojetos participantes, diversas ações que contribuem para a formação de competências docentes dos alunos participantes. Nesse aspecto, atividades científicas, técnicas, esportivas e culturais integram as ações dos programas e se evidenciam como significativas oportunidades de aprendizagem — analisa.

Fonte: Site Unoesc